Auto sabotagem, pode aparecer em atitudes imperceptíveis de autodepreciação, falas derrotistas e até mesmo destrutivas. Contudo esse mal pode ser reconhecido por padrões de comportamentos. O que facilita no combate e superação desse mal. Continue a leitura para entender como ele se inicia, quais os prejuízos que você pode ter na vida e como melhorar esse comportamento auto destrutivo.
Auto sabotagem tem ligação como os hábitos negativos, como procrastinação, falta de foco e baixa autoestima.
Reconhecendo os padrões auto sabotadores
O primeiro passo para superar a auto sabotagem é reconhecer e identificar os padrões destrutivos que estão presentes em sua vida. Observe as áreas onde você se sabota, isto é, como procrastinação, autorrejeição, autocrítica intensa ou medo do sucesso.
Quer ver exemplos práticos? Imagine que você adquiriu um curso com o propósito de aprender algo muito importante e que tanto queria e agora ele está lá parado. Mesmo você gostando do conteúdo e tema, você vive postergando e até esquecendo dele. Ou quando você se encontra disposta a iniciar um relacionamento amoroso. Depois de um tempo, conhece uma pessoa incrível, que já deixou claro o quanto quer iniciar algo mais sério contigo. Mas você dá uma desculpa ou pior, até foge. Ou quando você se promete agir diferente em determinadas situações, mas na hora acaba cometendo os mesmos erros. Entenda que tomar consciência desses comportamentos e pensamentos negativos vai ser muito importante. Pois é assim que você adquire cada vez mais autoconsciência sobre esse problema.
Autoavaliação e reflexão
Faça uma autoavaliação honesta de suas motivações e crenças subjacentes, a fim de entender e compreender mais. Pergunte-se por que você está se auto sabotando e quais são os medos ou inseguranças por trás disso. Como se você fosse uma versão mais amigável e acolhedora de si. Reflita sobre suas crenças limitantes e identifique se elas são realistas ou apenas histórias que você conta.
Construção de uma mentalidade positiva
Cultive uma mentalidade positiva ao substituir os pensamentos autossabotadores por escolhas positivas. Pratique a autorreflexão diária e reconheça suas conquistas, por menores que sejam. Levantou da cama no horário e conseguiu tomar seu café em paz? Poxa vida, comemore! Faça pequenos atos de obrigação serem também parabenizados, não se esqueça de que por menor que seja, um hábito está se construindo com cada pequeno passo que você dá diariamente. Desafie seus pensamentos negativos e substitua-os por pensamentos mais realistas e encorajadores.
Busca de apoio
Procure apoio de amigos, familiares ou profissionais, como um terapeuta, para ajudá-lo a superar a auto sabotagem. Eles podem oferecer perspectivas diferentes e auxiliá-lo no desenvolvimento de estratégias para lidar com os padrões autodestrutivos. Ter um sistema de apoio pode ser fundamental para o seu crescimento e bem-estar emocional. Lembre-se de que superar a auto sabotagem é um processo gradual e contínuo. Seja paciente consigo mesmo e celebre cada pequeno progresso. Com o tempo e a prática consistente, você pode construir uma mentalidade mais positiva e alcançar o seu potencial máximo.
Não permita mais esse comportamento impedir você de viver uma vida mais significativa e com mais saúde mental inicie agora mesmo sua terapia de forma online entrando em contato com uma profissional qualificada através do WhatsApp (14) 99879-9502.