Terapia do Esquema é uma abordagem que, em alternativa a Terapia Cognitivo Comportamental clássica, trata transtornos de personalidade e questões emocionais profundamente enraizadas. Conheça mais sobre essa abordagem logo abaixo.
Terapia do Esquema: o que é?
A Terapia do Esquema (TE) é uma abordagem terapêutica desenvolvida por Jeffrey Young na década de 1980. Ela combina elementos da terapia cognitiva, Gestalt, Psicanálise e teoria do apego de John Bowlby. Tendo como objetivo tratar transtornos de personalidade e outras questões emocionais profundamente enraizadas.
O que é esquema?
Segundo o autor, são padrões negativos e disfuncionais de pensamento, emoções e comportamentos que são enraizados na infância e alcançaram a vida adulta. A esses padrões, dentro da TE, é dado o nome de “esquemas”.
Como os esquemas influenciam no comportamento?
A Terapia do Esquema baseia-se na ideia de que cada pessoa desenvolve esquemas cognitivos ao longo de sua vida. Portanto, os esquemas são estruturas mentais que representam crenças, emoções e memórias duradouras sobre si mesmo e o mundo. Esses esquemas se formam principalmente durante a infância, o que podem influenciar significativamente na vida adulta.
Esses esquemas podem ser saudáveis e adaptativos, nos ajudando a lidar com situações e experiências desafiadoras e difíceis. Mas, também podem se tornar disfuncionais e prejudiciais, refletindo em problemas emocionais e comportamentais. Por exemplo, alguém pode desenvolver um esquema de “abandono” se tiver experiências de rejeição na infância. Que leva ao sentimento de inadequação e medo intenso de sofrer abandono nas relações adultas.
Quais os objetivos da Terapia do Esquema?
A Terapia do Esquema tem o objetivo de identificar e modificar os esquemas disfuncionais. O que permite que a pessoa desenvolva uma visão mais realista de si mesmo e do mundo. Ela envolve uma colaboração ativa entre o terapeuta e o cliente, onde são exploradas as origens dos esquemas disfuncionais.
Desse modo o cliente é incentivando a desenvolver uma voz interna saudável e amorosa para substituir as críticas e as mensagens negativas internalizadas. E como resultado, leva a promoção do autocuidado, ajudando o cliente a se tratar com compaixão, cuidado e aceitação.
Como funciona na prática a Terapia do Esquema?
Durante o processo, o terapeuta ajuda o cliente a reconhecer e desafiar os padrões de pensamento negativo e autodepreciativo. Incentivando a substituição por pensamentos mais adaptativos e realistas. Além disso, técnicas comportamentais são úteis para ajudar o cliente a experimentar novas formas de agir e interagir com o mundo, promovendo mudanças positivas.
A Terapia do Esquema também envolve o uso de técnicas de reprocessamento e ressignificação de experiências passadas. Ajudando o cliente a lidar com traumas e eventos adversos que relataram para o desenvolvimento dos esquemas disfuncionais.
Algumas das principais técnicas trabalhadas nessa abordagem consistem em:
Ensinar sobre esquemas, reconhecer e explorar as emoções, técnicas cognitivas, novas experiências que desafiam os esquemas disfuncionais, técnicas comportamentais, treinamento de habilidades e muito mais.
A Terapia do Esquema é para todos?
A TE, a princípio, serve como uma alternativa eficaz para o tratamento de indivíduos com transtornos da personalidade. Mas tem apresentado considerável evolução e ampliação, por exemplo, em trabalhos com grupos, casais e até mesmo com crianças. Sendo que, neste caso, teria o objetivo de melhorar a qualidade da relação entre crianças-pais/cuidadores.
Também é uma abordagem com bons resultados no tratamento psicoterapêutico a pessoas com dificuldades em relacionamentos. Por trabalhar justamente com padrões de funcionamento, ao nível individual, relacionados a questões de afeto, desenvolvimento e vínculo emocional.
Em resumo, a Terapia do Esquema é uma abordagem terapêutica que busca identificar e modificar os esquemas cognitivos disfuncionais. Pois assim permite que a pessoa desenvolva uma visão mais saudável de si mesma e do mundo. Ao trabalhar nesses esquemas, a terapia ajuda a promover mudanças duradouras no pensamento, no comportamento e nas emoções. O que contribue para um autodesenvolvimento, maior saúde emocional e bem-estar.
Se você se identificou com essa abordagem e está buscando uma psicóloga que trabalhe através dela, não deixe para depois! Entre em contato no WhatsApp (14) 99879-9502 e agende sua primeira consulta.